2023 é um ano de muitas alegrias para a Solisluna. Além das três décadas da editora, temos a honra de celebrar os 50 anos de carreira do artista visual Enéas Guerra.
Entre seus inúmeros trabalhos, destacam-se as edições de arte de obras do icônico etnólogo e fotógrafo Pierre Verger (1902-1996), sendo coautor de dois livros de lendas dos deuses africanos com o mestre Fatumbi: Oxóssi o Caçador e Lendas dos Orixás, ambos publicados em 1981.
"Quem não viveu a época da produção gráfica artesanal não faz ideia do quanto era trabalhoso produzir um livro, principalmente quando incluía imagens, fotografia, ilustrações e gravuras”
Nascido em 1951, em Botucatu, interior de São Paulo, o sócio-fundador da Solisluna vive na Bahia desde 1973.
Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), seus projetos gráficos encontram-se em publicações editadas no Brasil e no exterior. Enéas é autor dos livros Vaporzinho, Que Bicho Doido! e A união faz a colcha, ambos publicados pela Solisluna.
Em nossa edição de estreia, relembramos o livro Orixás, no qual Enéas Guerra fez a edição de arte da primeira edição e também da edição atual, com o texto ‘Um Design para Verger’, de sua autoria. "A primeira edição de Orixás foi feita com a composição do texto em linotipo, que, em uma definição simples, era uma máquina com teclado, cuja matéria-prima era chumbo derretido fundido em uma matriz para impressão em papel", relembra.
Quer conhecer esse belíssimo trabalho?
Assista ao curta-metragem Um Design para Verger