Imagine conhecer diferentes paisagens do bairro de Itapuã em Salvador, desde a Lagoa do Abaeté até o Farol de Itapuã. Agora, imagine fazer esse passeio sem ter que sair de casa e, o melhor, tendo como companhia a animação e musicalidade de As Ganhadeiras de Itapuã. Esta é a proposta do Museu Virtual Casa de Ganho, uma verdadeira viagem no espaço e no tempo tendo como linha central a trajetória deste grupo regional que nasceu em Itapuã, mas que já encantou todo o Brasil.
Idealizado e realizado pela Associação Cultural As Ganhadeiras de Itapuã com a concepção, pesquisa, design e execução da experiência imersiva da Solisluna Design Editora, o projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Em uma experiência inteiramente online, o Museu Virtual tem uma estrutura interativa em que cada visitante é convidado a descobrir marcos importantes da história de Itapuã, acionando ícones e comandos apenas com o uso de um dispositivo conectado à internet como computador, celular ou tablet. A proposta do Museu é oferecer aos visitantes uma visão panorâmica exclusiva da paisagem de Itapuã por meio da experiência de imersão, incluindo uma interface adaptável para a utilização de óculos de realidade virtual (VR).
De acordo com Edvaldo Borges, um dos representantes do grupo, um dos principais objetivos do Museu Virtual Casa de Ganho é “mostrar a história do grupo, a ancestralidade, relacionando o antigo trabalho de ganho com o que o grupo faz hoje em dia levando sua musicalidade pelo mundo afora".
Homenageadas pela escola de samba carioca Unidos da Viradouro, com o enredo “Viradouro de Alma Lavada” tornando-se campeã do Carnaval 2020. As Ganhadeiras de Itapuã é um grupo cultural nascido no bairro de Itapuã existente desde 2004, com um trabalho musical que se caracteriza por uma combinação única de tradição e contemporaneidade.
Momentos marcantes na história do grupo estão disponíveis para o visitante em textos, fotos e vídeos; há registros exclusivos como a primeira apresentação pública do grupo e encontros das Ganhadeiras de Itapuã com personalidades como a ialorixá Mãe Stella.
O Museu Virtual Casa de Ganho permite que o público tenha a oportunidade de conhecer também a história do bairro de Itapuã, da Lagoa do Abaeté, e das antigas negras de ganho do período colonial que se tornaram o primeiro símbolo representativo do empoderamento feminino no país. Tudo isto em um formato inovador em que cada visitante tem a liberdade de construir sua própria narrativa por meio da navegação, tornando ainda mais singular a experiência.